A inovação é palavra de ordem na indústria farmacêutica. Presente em quase todos os planos estratégicos, ela pode ser tecnológica, disruptiva ou incremental e diferencia-se em relação aos riscos envolvidos, valores de investimentos, e é claro: retorno financeiro.
O nosso tema é a Inovação Incremental, também conhecida como inovação marginal ou inovação de sustentação, que consiste na adição de incrementos a um determinado produto ou processo, trazendo melhorias.
Para a indústria farmacêutica é uma forma de inovar, aumentar seu retorno financeiro, com investimentos e riscos inferiores à Inovação radical ou disruptiva.
Novas associações, formas de liberação diferenciadas, novas formas farmacêuticas são bons exemplos de inovação incremental aqui no Brasil.
Inovações Incrementais, onde nascem?
As fontes são muitas, mas independentemente de sua origem e de sua genialidade inicial ela deve ser analisada e validada por uma equipe multiprofissional capacitada, que em geral está alocada nos times de novos negócios.
Inovações incrementais serão sempre um sucesso?
Infelizmente não, temos no mercado algumas muito bem sucedidas e outras que trouxeram apenas desapontamento e perdas financeiras.
Por isso, baseado em nossa experiência, vamos compartilhar aqui algumas sugestões que podem aumentar as chances de sucesso na escolha dos projetos de Inovação incremental:
1- Valide todas ideias de inovação, mesmo as do presidente da empresa - muitos presidentes, vice-presidentes e diretores são visionários e tem excelentes ideias, mas o time de novos negócios deve fazer o seu trabalho para analisar e validar o projeto com neutralidade emitindo recomendações técnicas, mercadológicas e financeiras.
2 - Olhe para dentro antes de olhar para fora – quando a empresa opta pelo caminho da inovação incremental sugere-se primeiro olhar para o seu portfolio atual. Produtos de sucesso podem ser um bom início para novas associações, novas formas de liberação e novas formas farmacêuticas e, com isso, revigorar o sucesso já existente. Produtos de excelente eficácia e segurança, mas que não decolam por limitação posológica ou forma farmacêutica inapropriada também podem ser candidatos; neste caso desenvolvimentos farmacotécnicos podem reviver produtos que estejam adormecidos.
3- Olhe para fora, encontre oportunidades - talvez todas as possiblidades internas já tenham sido esgotadas, e as novas oportunidades estejam fora da empresa. Este é o momento de buscar possibilidades de melhoria nos produtos existentes no mercado. Mas quais produtos? O esperado é que empresa siga em um mercado alinhado com suas vocações; uma análise preliminar dos números de mercado ajuda muito no início do processo, mas é de suma importância envolver a área médica para entender as reais necessidades médicas atuais não atendidas. Entrevistas com especialistas e advisory boards são muito bem vindos nesta fase, pois para avançar é preciso ter certeza que o mercado realmente necessita desta inovação e que ela terá uma boa aceitação.
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